A água forma pontes de hidrogênio com os grupos N-acetil e carboxila da molécula linear de AH, que está presente naturalmente no nosso organismo.
Isso faz com que esta seja altamente hidrofílica em pH fisiológico, sendo capaz de reter uma grande quantidade de água, o que é a principal causa das propriedades hidratantes do AH.

O Swelling Factor (capacidade de hidratação) é um parâmetro que mede a capacidade de um preenchedor reter moléculas de água, aumentando assim o seu volume.
Um preenchedor atinge o equilíbrio quando já alcançou a sua capacidade de interação com moléculas de água e, sendo assim, seu volume não se altera mais em função disso. Quanto maior o swelling factor, mais longe o preechedor está do seu equilíbrio.

O processo de crosslinking faz com que a interação das moléculas de AH com a água seja dificultada.
Sendo assim, o swelling factor é influenciado diretamente pelo grau de crosslinking e, em função disso, será menor quanto maior o G’ do preechedor e vice-versa.

A seleção do preenchedor adequado em áreas propensas a edema, como olheiras e lábios, deve considerar o equilíbrio entre esses dois parâmetros. Além disso, quanto maior o swelling factor maior a capacidade de hidratação do produto, como é o caso dos skinboosters.
Fontes:
Fundarò SP, Salti G, Malgapo DMH, Innocenti S. The Rheology and Physicochemical Characteristics of Hyaluronic Acid Fillers: Their Clinical Implications. Int J Mol Sci. 2022 Sep 10;23(18):10518. doi: 10.3390/ijms231810518.
Fagien S, Bertucci V, von Grote E, Mashburn JH. Rheologic and Physicochemical Properties Used to Differentiate Injectable Hyaluronic Acid Filler Products. Plast Reconstr Surg. 2019 Apr;143(4):707e-720e. doi: 10.1097/PRS.0000000000005429.
Imagem 1: https://hcs-pharma.com/the-extracellular-matrix-a-focus-on-glycosaminoglycans-and-hyaluronan/